quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Precisa-se de um ungido

No capítulo 17 de I Samuel vemos que o recém criado reino de Israel estava em guerra com os filisteus. E apareceu um personagem muito conhecido por nós chamado Golias, um gigante, que desafiava o exército de Saul. A proposta dele era bem simples e clara, para que colocar os dois exércitos frente a frente? Que um homem de Israel lutasse com ele, assim a destino seria decidido apenas pelos dois lutadores, por dois soldados. Algo como se hoje fosse assim: "Hoje é comigo e com você." Mas para a surpresa dele, que se apresentou por 40 dias, não havia ninguém que se dispusesse a aceitar esse duelo. Acredito que deve ter saído à ordem por parte do rei Saul, que o país precisava de um guerreiro experiente, para lutar com um gigante, que media 6 covados e um palmo (algo em torno de 2,80 m), e que havia uma recompensa para quem vencesse esse inimigo, a recompensa seria casar com a filha do rei. Quando o povo se espantou e temeu, e achavam que não tinha ninguém para lutar, apareceu alguém, alguém que não se enquadrava no perfil do guerreiro esperado por eles e nem pelo inimigo. Vamos dizer assim que a "configuração" de Davi não era a esperada, alguém que a Bíblia descrevia como jovem demais e de gentil aspecto, tanto que o próprio rei em um primeiro momento não aceitou mandar ele para lutar, e depois ao tentar fazer com que o jovem rapaz coloca-se as suas roupas e armas viu que não funcionava nele, o próprio Davi rejeitou lutar com as armas do rei pois disse que nunca havia "experimentado" isso. Quando o povo olhou a Davi esperavam um guerreiro, mas Deus talvez do seu trono olhava para aquela cena e dizia: Vocês esperavam um guerreiro?Pois eu envio algo muito melhor que um guerreiro, eu envio um UNGIDO.
Na hora da decisão o que faz a diferença é a UNÇÃO. Muita gente se gloria da experiência, da força, e de muitas outras armas humanas, mas o que nos capacita a lutar é a UNÇÃO. O UNGIDO sabe como entrar e sair, ele não atrapalha ninguém, o UNGIDO sabe que a benção não é ele, mas que a benção está nele. Quando somos Ungidos por Deus nos tornamos mais humildes e reconhecemos que tudo o que temos e tudo o que somos depende de Deus e não de nós. E você, quer lutar por conta própria ou quer UNÇÃO de Deus? Busque a Deus que Ele te UNGIRÁ, e ai sim, você lutará com muito mais graça, força e sabedoria de Deus.

EBENÉZER

Em uma hora crucial para o povo de Israel, numa época de escuridão e sequidão espiritual, Deus providenciou uma saída através de um homem chamado Samuel, que foi o último juiz de Israel antes da instalação da monarquia, ele desempenhou a função de juiz, sacerdote e rei.

Samuel falou a toda a casa de Israel que era para eles se converterem de todo o coração, e com isso Samuel preparou o povo para buscar ao Senhor. Nesse momento o povo estava reunido em Mizpá, estavam jejuando, orando, confessando os seus pecados ao Senhor, e o povo filisteu que era inimigo do povo de Israel, soube que o povo estava reunido em Mizpá, e quando souberam decidiram sair em guerra com Israel. É nessas horas em nossas vidas que parece haver uma controvérsia, ou seja, quando decidimos buscar ao Senhor de todo nosso coração o nosso inimigo vêm ao nosso encontro para nos derrubar, por isso que a Bíblia nos mostra esta passagem entre muitas outras que conta algo parecido e aprendemos essa lição: QUANDO BUSCAMOS A DEUS DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA A LUTA, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DE OLHAR PARA ELE PORQUE SÓ ELE PODE NOS LIVRAR. Mas o povo então falou a Samuel para que ele não cessasse de clamar ao Senhor , Deus de Israel, para que eles fossem livrados do inimigo. O restante da história você já pode concluir por si mesmo. Deus interviu de maneira sobrenatural, e o inimigo foi destruído, e Samuel em reconhecimento tomou uma pedra colocou entre Mizpá e Sem e chamou o seu nome de EBENÉZER , dizendo assim: " Até aqui nos ajudou o Senhor" , que significa para todos nós no mínimo duas coisas. Primeiro que a nossa rocha de ajuda é Jesus Cristo, Ele é a nossa segurança e refúgio no dia da angústia, e a segunda coisa é que com todas as nossas lutas e tribulações, se Deus não fosse com a gente as coisas teriam sido piores do que parecem, mas como Ele nos ajudou até aqui, o inimigo não nos tocou.